quinta-feira, 7 de abril de 2016

ENTENDA O CÍRIO PASCAL

Entenda o Círio Pascal
E aêêê...
Você já reparou naquela vela grandona e amarela que fica no altar da missa? Já percebeu que nem sempre ela está lá? Se ela está lá apenas em algumas missas é porque ela é importante. Mas qual seu significado? É o que veremos agora. Vem comigo...
Entenda o Círio Pascal O Círio Pascal é uma vela enorme que tem uma cruz desenhada, incensos e o ano regente. Vemos ela em destaque na Vigília Pascal com a Bênção do Fogo. Lembra daquela missa do sábado anterior ao domingo de Páscoa que tem um monte de leituras? Pois é, essa mesmo. Nessa missa, iniciamos com a bênção do fogo fora da igreja, onde o Círio é aceso numa fogueira. Depois fazemos uma procissão para dentro da igreja que está com as luzes apagadas. Cada fiel leva uma vela e acende no Círio. Aí fica aquela belezura de lindeza dentro da igreja. Se você não souber o significado disso tudo te dá até sono, mas depois que sabemos seu sentido tudo fica "lindijo". Chega a dar um estrimilique na espinha.
O Círio, feito de cera de abelha, simboliza o próprio Cristo (apagado representa o Cristo morto, aceso representa o Cristo ressuscitado). Assim como a cera se consome no fogo, Cristo se consumiu  em toda sua vida por amor a nós. A igreja escura simboliza as trevas, pois no sábado Jesus visitou a mansão dos mortos. Quando o Círio é aceso celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e morte. Ao acendermos nossas velas no Círio estamos dizendo que ressuscitamos com Ele e que, assim como Ele se consumiu, nós tambem nos consumimos de amor. A luz de Cristo ilumina nossa vida de tal forma que saimos das trevas e voltamos pra luz, para o amor. É por isso que na missa da Vigília Pascal renovamos as promessas batismais renunciando ao demônio e ao pecado e professando nossa fé no Cristo ressuscitado.
Mas vamos ver o Círio parte a parte:
  1. A chama: a chama da vela representa a luz de Cristo que nos conduz à ressurreição e a vida nova;
  2. O Círio inteiro: o Círio representa o Cristo ressuscitado;
  3. Os incensos: os incensos cravados no Círio representam as chagas de Jesus pregado na cruz;
  4. No centro do Círio: bem no meio tem o desenho de uma cruz e o ano em vigor
  5. Alfa e ômega (primeira e última letra do alfabeto grego): representa que Jesus é o princípio e fim; 
Depois da missa da Vigília Pascal, o Círio será aceso ainda por sete semanas até chegarmos na festa de Pentecostes. Depois disso, ele é usado nas missas de batismo, crisma e primeira Eucaristia.
Viu? Tudo na Igreja tem um sentido. E você aí achando que o Círio era só um enfeitizinho bonito.
Grande abraço e Deus te abençoe.
Compartilhar:
Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário